BrasilDestaqueManchetesMundo

Brasil Celebra Uma Década de Agricultura Sustentável com Lançamento de Livro em Dubai: Descubra os Impactos do Plano ABC

COP 28 Testemunha o Sucesso Brasileiro em Agricultura de Baixa Emissão de Carbono com Plano ABC

Em um evento marcante na COP 28, em Dubai, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil revelou uma publicação impactante: “Plano ABC: Dez anos de sucesso e uma nova forma sustentável de produção agropecuária”. Este livro simboliza uma era de transformação na agricultura brasileira, destacando uma década de avanços (2010-2020) em práticas agrícolas ambientalmente responsáveis.

O lançamento, ocorrido no pavilhão brasileiro, não foi apenas um evento, mas um testemunho do papel vital do Brasil na segurança alimentar global e na mitigação das mudanças climáticas. O livro abrange a trajetória do Brasil na adoção de tecnologias sustentáveis, incluindo a implementação do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas, que resultou em mais de 50 milhões de hectares de terras agrícolas utilizando tecnologias de baixa emissão de carbono.

Dignitários como o Dr. Ratan Lal, Prêmio Nobel da Paz e embaixador do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, enalteceram o Plano ABC por seu papel na redução de emissões de gases de efeito estufa e no aumento do estoque de carbono no solo, beneficiando especialmente os pequenos produtores rurais.

Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, afirmou durante o evento que o Plano ABC é um modelo para agricultura tropical sustentável, incentivando sua adoção global.

Além do livro, foi anunciada a Plataforma ABC no portal do Mapa, um sistema digital que integra informações sobre o Plano ABC, disponível em português e inglês. A plataforma destaca os avanços no campo da recuperação de pastagens degradadas, alinhando-se com as metas estabelecidas para 2030.

Elaborado pelo Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, o livro compila uma década de pesquisa, dados e experiências de profissionais diversos. Ele ilustra o compromisso do setor agropecuário brasileiro com a agenda climática, enfatizando a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa e o aumento da produtividade, mantendo as emissões significativamente abaixo dos níveis projetados sem intervenção política.

Esta publicação destaca o Brasil como líder em estratégias de produção agrícola social e ambientalmente sustentáveis, reafirmando seu compromisso com a Política Nacional sobre Mudança do Clima e colocando o país na vanguarda das práticas agrícolas sustentáveis globalmente.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo