AgriculturaAgronegócioBrasilDestaqueManchetes

Brasil bate recorde com 78 novos mercados em 39 países durante o primeiro ano do governo Lula

O governo federal comemorou com entusiasmo na sexta-feira (29) a abertura do mercado no Butão para as exportações brasileiras de carne de aves, marcando uma conquista notável para o país em 2023. O ano se encerra com um total de 78 novos mercados em 39 países, superando significativamente os números dos últimos quatro anos. Em 2019, foram 35 novos mercados em 22 países; em 2020, 74 em 24 países; em 2021, 77 em 33 países; e em 2022, 53 em 26 países.

“Esse recorde, com as novas aberturas de mercado, é resultado da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas, lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro. Isso cria novas oportunidades para produtores do agronegócio nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país”, destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Entre os principais mercados alcançados no ano, destacam-se a comercialização das carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Além disso, o algodão brasileiro agora está presente no Egito, e os frutos de mamão “papaya” podem ser apreciados também no Chile.

As concessões sanitárias enviadas por cada país parceiro são fruto do esforço do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na elaboração de informações técnicas e nas negociações internacionais que resultaram no acordo de requisitos sanitários e fitossanitários que permitiram a comercialização das mercadorias e parcerias neste ano.

É importante destacar também a importância da adidância agrícola na identificação de oportunidades para a comercialização dos produtos nacionais, na atração de investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.

Além dos mercados externos, as equipes do Ministério também alcançaram outras conquistas relevantes, como a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira na China, após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), e o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro pelo mercado chinês.

No Chile e em Cuba, foram celebrados acordos de cooperação para a adoção do sistema de “pre-listing” para a habilitação de estabelecimentos exportadores. Já no Reino Unido, houve a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos pela autoridade do país exportador (pre-listing) e a retirada dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.

O comércio brasileiro com o Butão teve um desempenho notável em 2023. De janeiro a novembro deste ano, o Brasil registrou exportações no valor de aproximadamente US$ 3,09 milhões para o Butão, um montante quase duas vezes superior ao total exportado durante o ano de 2022. A carne foi o produto que se destacou nas exportações para o país asiático.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), demonstrando o compromisso do governo brasileiro em expandir as oportunidades de comércio internacional e fortalecer as relações diplomáticas com parceiros ao redor do mundo.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo