BrasilDestaqueManchetesMundo

Avanços do brasil em agropecuária sustentável marcam presença na COP 28 em Dubai

As recentes iniciativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil, focadas na sustentabilidade da produção agropecuária, foram um dos destaques nos painéis da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), realizada em Dubai no último domingo (10). O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, participou de debates significativos, abordando temas cruciais frente a um público composto por líderes mundiais, empresariais, instituições financeiras, autoridades governamentais e organizações não governamentais.

Durante o painel “COP para COP: Impulsionando o progresso na Declaração dos Sistemas Alimentares dos Emirados Árabes Unidos”, foram discutidos os avanços e futuros compromissos globais em termos de sustentabilidade. Perosa enfatizou a contribuição da agricultura brasileira na redução do desmatamento e na segurança alimentar, destacando o novo programa de recuperação de pastagens degradadas. Além disso, compartilhou dados sobre a diminuição do desmatamento no Brasil e os compromissos climáticos assumidos pelo país, sob a liderança do presidente Lula.

A Reunião Ministerial do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) também foi palco para discussões sobre integração agrícola regional e cooperação técnica. Perosa ressaltou o crescimento da produção agropecuária brasileira, apoiado por tecnologia e inovação, e a importância da Embrapa e do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) para a segurança alimentar e a produção sustentável.

No painel “Semeando Prosperidade: Ações do Setor Agroindustrial para Enfrentar Desafios Climáticos e Capturar Oportunidades”, foi ressaltada a integração da sustentabilidade nas políticas públicas do Mapa. O sucesso do Plano Safra, conectado a práticas agropecuárias sustentáveis, e os resultados do Plano ABC+ foram destaques.

O Painel Diálogos de Produção Sustentável na COP 28 contou com a presença de Marcel Moreira, diretor de Promoção Comercial e Investimentos do Mapa, que destacou o êxito do Brasil na produção de algodão sustentável e na indústria de carne bovina. Ele enfatizou o compromisso do governo com a sustentabilidade no setor, ressaltando a colaboração entre o setor público e privado para avançar em práticas sustentáveis e transparentes. Marcel também destacou o potencial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, visando a incorporação de milhões de hectares em áreas agrícolas sem afetar as áreas de vegetação nativa preservadas.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo