BrasilDestaqueEconomiaManchetes

Aumento da Inadimplência em Janeiro: Número de Consumidores Endividados Cresce Após Dois Meses de Queda

Janeiro registrou um aumento no número de consumidores inadimplentes no Brasil, seguindo dois meses de declínio consecutivo, revela pesquisa da Serasa. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de endividados também aumentou, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões em janeiro deste ano.

O estudo aponta desemprego e redução na renda como os principais motivos para a inadimplência nos anos de 2022 e 2023. Em 2022, 29% dos endividados citaram o desemprego como causa, enquanto em 2023 esse número foi de 22%. Já a redução de renda foi mencionada por 12% e 20% dos inadimplentes nos anos citados, respectivamente.

O cartão de crédito mantém-se como a principal fonte de dívida entre os inadimplentes desde 2018 até 2023, representando 55% das dívidas no último ano. A pesquisa revela que sete em cada dez brasileiros parcelam suas compras, com a maioria (27%) por falta de recursos para pagamento à vista.

A satisfação em relação às finanças pessoais é baixa, especialmente entre mulheres das classes C, D e E, e das classes A e B. Apenas 11% das mulheres das faixas C, D e E, e 16% das mulheres das faixas A e B afirmaram estar satisfeitas com suas finanças.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destaca a necessidade de medidas abrangentes para enfrentar a inadimplência, como o combate ao desemprego, educação financeira e acesso ao microcrédito.

O Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, está realizando um mutirão de renegociação de dívidas até 28 de março, com mais de 700 empresas participantes, oferecendo descontos de até 96% para os interessados.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo