DestaqueGoiâniaGoiásManchetes

Agronegócio Notícias – Último Dia para Inscrições no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã

O prazo para inscrição no aguardado Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã se encerra nesta sexta-feira, 26 de janeiro. Os produtores interessados em participar têm até o final desta semana para se candidatarem a uma vaga neste promissor programa. O projeto tem como principal objetivo a seleção de 138 produtores rurais, os quais terão a oportunidade de receber assistência técnica da renomada Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para aprimorar o manejo de suas produções.

Essa iniciativa, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em colaboração com a Emater e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), visa a implantação de sistemas de irrigação em propriedades rurais localizadas nos municípios de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa. Com isso, busca-se não apenas impulsionar a produtividade agrícola, mas também promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento socioeconômico na região Nordeste do Estado de Goiás.

A proposta do projeto é estimular o trabalho, especialmente entre os produtores provenientes da reforma agrária e das comunidades tradicionais, com o objetivo de transformar a realidade local por meio do aumento da produtividade agrícola e da geração de emprego. O foco recai sobre a fruticultura, especificamente as culturas de manga e maracujá, que se mostram ideais para a região, devido às características do terreno, ao clima e à disponibilidade de água.

Ao somar esta etapa do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã com o bem-sucedido projeto piloto, executado com êxito por 10 produtores, a expectativa é abranger uma área de 296 hectares, principalmente alimentada pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira. Essa área tem a capacidade de produzir cerca de 4,2 mil toneladas de maracujá e 6 mil toneladas de manga por ano, a partir do segundo e terceiro anos de cultivo, respectivamente. Cada produtor almeja atingir uma média de 28 toneladas anuais, o que proporcionaria uma receita bruta de R$ 210 mil apenas com a produção de maracujá.

Os agricultores que atenderem aos critérios de participação estabelecidos no edital serão submetidos a uma avaliação técnica realizada por equipes da Seapa e da Emater, que analisarão a adequação do produtor e da propriedade com base em critérios técnicos, incluindo a disponibilidade de área, conhecimento em irrigação e, especialmente, a disponibilidade hídrica. Os produtores selecionados receberão assistência técnica da Emater e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás) para aprimorar a gestão de suas produções, enquanto o Sistema OCB-GO dará apoio à formação de cooperativas.

Cada propriedade beneficiada receberá um sistema de irrigação completo para cobrir uma área de dois hectares, sendo um hectare destinado ao cultivo de manga e outro ao cultivo de maracujá, ambos com sistema de irrigação. Vale destacar que a estrutura de irrigação, custeada pela Codevasf, será fornecida pelo Governo de Goiás.

Para aqueles interessados em se inscrever no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, o edital de Chamamento Público nº 002/2023 e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da Seapa. Caso surjam dúvidas, os produtores podem contar com o auxílio dos escritórios locais da Emater para realizar o processo de inscrição com sucesso. Não perca a oportunidade de fazer parte deste projeto que promete revolucionar a agricultura na região!

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo