BrasilDestaqueManchetes

Agronegócio Notícias – Tarefa conjunta busca otimizar o Cadastro Ambiental Rural: Ministro Carlos Fávaro lidera esforços para aprimorar o sistema junto à Ministra Esther Dweck

Na busca por aprimorar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e suas respectivas equipes técnicas. A criação de uma força-tarefa foi discutida como medida essencial para enfrentar um dos principais desafios na regularização ambiental: a conclusão das análises do CAR.

Instituído legalmente pelo Código Florestal em 2014, o CAR é um registro obrigatório para propriedades rurais, tendo preferencialmente que ser feito nos órgãos ambientais municipais ou estaduais. Esse sistema desempenha um papel estratégico no controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental econômico.

Com menos de 1% dos cadastros registrados aprovados, a análise dos dados declarados pelo CAR é de responsabilidade do Estado. A proposta é impulsionar esse número e, para isso, a Ministra Esther convidou o Ministro Fávaro para compartilhar a experiência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que já foi responsável pela gestão do sistema.

Diante do grande número de análises pendentes e com base em experiências anteriores, como a do estado de Mato Grosso, a proposta discutida entre os ministros envolve a criação de uma força-tarefa que incluirá o MGI, Mapa, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e governos estaduais. O objetivo é estabelecer uma base de dados mais abrangente e precisa para melhorar a eficiência na análise dos dados do CAR.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo