Pecuária

Agronegócio Notícias – Seminário virtual debate experiências dos Conseleites nos estados

1 Mins read
  • Imagem/Freepik

Os conselhos são importantes para reduzir as flutuações de preços e aumentar a previsibilidade de custos do setor lácteo

Foi realizado  o 1º Seminário Conseleites, que reuniu produtores, associações, cooperativas, laticínios e indústrias. O evento virtual foi aberto pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Política Agrícola, César Halum, que destacaram a importância dos Conseleites para garantir a previsibilidade de preços para o setor lácteo.

Além disso, a ministra ressaltou que o Mapa trabalha em uma política para fortalecer a cadeia produtiva, que engloba mais de 4 milhões de produtores e está presente em 98% dos municípios do país. Anualmente, a produção brasileira de leite é de 34 bilhões de litros.

O Conseleite é um conselho formado por produtores, laticínios, indústria, entidades ligadas ao setor e universidades que busca soluções conjuntas para problemas  do setor lácteo, como a análise de custos de produção e estabelecimento de preços de referência que os laticínios pagam aos produtores.

>> Veja aqui o seminário

Essa ferramenta tem contribuído para a redução de grandes flutuações de preços, aumento de da previsibilidade e melhoria da comercialização em alguns estados. O Conseleite consta entre as 25 metas do Plano de Competitividade do Leite, Compete LeiteBr do Mapa.

Durante o seminário, o público pode conhecer o funcionamento dos conselhos em alguns estados, alguns com mais de 20 anos de atuação, metodologia e como os valores de referência são compostos. Os palestrantes destacaram a importância de uma política de Estado para o setor e engajamento de produtores e demais elos da cadeia produtiva no fortalecimento do Conseleite.

O seminário foi uma iniciativa da Secretaria de Política Agrícola, da Câmara Setorial do Leite, da Embrapa Gado de Leite, com apoio da Enagro.

487 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
Pecuária

Agronegócio Notícias - Começou a campanha de vacinação contra febre aftosa

Deverão ser vacinados 170 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, na maioria dos estados brasileiros Já começou primeira etapa…
Pecuária

Agronegócio Notícias - Brasil habilita 136 estabelecimentos de produtos de origem animal para exportação no primeiro trimestre

Apesar da pandemia, o Mapa vem mantendo suas atividades essenciais em funcionamento para assegurar a oferta de alimentos seguros para o Brasil…
Pecuária

Agronegócio Notícias - Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio

Deverão ser vacinados 170 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, na maioria dos estados brasileiros A primeira etapa da…

Deixe uma resposta