AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaGoiásManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Referências na defesa agropecuária, os laboratórios da Agrodefesa contribuem para a qualidade do alimento que chega à população

São três unidades que desenvolvem trabalhos de excelência nas áreas de análise e diagnóstico veterinário, controle de qualidade de alimentos e análise de sementes. Para os próximos anos, o objetivo é construir uma estrutura para comportar os laboratórios na mesma área onde está localizada a sede da Agência

Para garantir a defesa sanitária animal e vegetal em Goiás e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa da população, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza análises, exames, diagnósticos e medições por meio de uma rede de laboratórios instalados em Goiânia. São três estruturas de excelência: Laboratórios de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet); de Análises de Sementes (LabSem) e de Controle de Qualidade de Alimentos (LabQuali). Na última semana, a diretoria da Agência, composta pelo presidente José Ricardo Caixeta Ramos, pelo diretor de Defesa Agropecuária, Augusto Amaral, e pelo diretor de Gestão Integrada, Renan Willian Martins, visitou as instalações de dois (LabVet e LabQuali) dos três laboratórios. Eles foram recepcionados pelos gerentes do LabVet, Rafael Costa Vieira, e do LabQuali, Pryscilla Rodrigues, e pelas equipes das duas unidades. O assessor de Apoio às Jurisdicionadas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Manoel Pereira Machado Neto, também esteve presente.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos – que assumiu a gestão da pasta há pouco mais de um mês -, diz que o objetivo da visita foi conhecer melhor a estrutura, além de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido nos laboratórios. “São de extrema importância para o desenvolvimento da defesa agropecuária goiana. São locais de referência, com excelentes profissionais e sistemas de gestão de qualidade, e que terão atenção especial da atual diretoria da Agência para que possam ampliar, aprimorar e fortalecer a atuação no Estado”, destaca.

Ele reforça que a meta é investir cada vez mais para oferecer melhores condições de trabalho e alcançar mais resultados no Estado. Para isso, a atual diretoria da Agrodefesa está em busca de recursos para a construção de um novo bloco, onde funcionarão as três unidades, na sede da Agência. “Temos espaço disponível, então vamos trabalhar para nos próximos anos termos os três laboratórios funcionando juntos e com tecnologia de ponta”, ressalta.

Laboratórios

O Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos (LabQuali) é responsável por realizar análises microbiológicas e físico-químicas dos produtos de origem animal e água, oriundos dos estabelecimentos e indústrias cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/GO), como auxílio ao monitoramento e controle da qualidade dos alimentos produzidos e/ou manipulados, e apoio as ações de fiscalização da Agrodefesa.

Já o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet) é responsável pela realização de exames veterinários de interesse da sanidade animal e saúde pública, atuando no diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina, Mormo, Raiva, Brucelose, Peste Suína Clássica, Microbiologia e parasitologia clínica. Atualmente, a unidade pleiteia o reconhecimento para habilitação para realizar diagnóstico de Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína.

O Laboratório de Análises de Sementes (LabSem) atua com o objetivo de determinar a identidade e a qualidade de uma amostra de sementes por meio de métodos, padrões e procedimentos estabelecidos em legislação, com a finalidade de certificação, análise fiscal e prestação de serviços, além de assegurar a identidade e a qualidade do material de multiplicação e reprodução vegetal comercializado no Estado de Goiás. É credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e recebeu reconhecimento formal de sua excelência técnica e de seu sistema de garantia da qualidade, com competência para emitir Boletim de Análise de Sementes (BAS) e Boletim Oficial de Análise de Sementes (BASO). Esses Boletins são documentos fundamentais para que o produtor devidamente cadastrado no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) possa comercializar suas sementes e nele constam características do lote analisado tais como a categoria da semente, porcentagem de germinação, pureza física e outras determinações.

Referências

O diretor de Defesa Agropecuária, Augusto Amaral, acrescenta que os laboratórios possuem sistemas de gestão da qualidade desenvolvidos e estruturados com base na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. “São estabelecidas políticas e compromissos institucionais no cumprimento de cada requisito gerencial e técnico desta norma de referência internacional, assegurando, através da sua implantação, adequação e conformidade das atividades laboratoriais de ensaios realizados, demonstrando competência, imparcialidade e operacionalidade”.

Ele explica, ainda, que são realizados monitoramentos contínuos relacionados à qualidade dos ensaios analíticos oferecidos, procedimentos e instruções de trabalho, que passam por constante programa de revisão e atualização. “Além disso, para garantir a validade dos resultados das análises, os laboratórios participam de Programas de Ensaios de Proficiência, estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos”, informa.

Para garantir excelência dos serviços prestados nos laboratórios são executados programas de auditorias internas e externas, programas de gestão de riscos, reensaio de amostras e contraprova quando da existência de resultados questionáveis. São empregados regularmente padrões, dados e materiais de referência, e realizados manuseio de itens de ensaio com atribuição de uma identificação unívoca para cada amostra. “Os laboratórios estabelecem e mantêm a rastreabilidade metrológica dos seus resultados e medições, por meio de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição, relacionando-as a uma referência apropriada”, cita Augusto.

Todos os servidores passam constantemente por capacitações profissionais para atendimento às legislações e exigências dos mercados. Os laboratórios também estão informatizando os seus processos para permitir a garantia da rastreabilidade das informações e maior agilidade na entrega dos resultados e tomada de decisões.

 

 

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo