AgriculturaAgronegócio

Agronegócio Notícias – Programa alia sustentabilidade e produção agropecuária

Iniciativa do Governo Federal também é um instrumento de apoio à regularização ambiental produtiva

A Fazenda Entre Rios, no Distrito Federal, produz trigo, feijão e soja e foi escolhida para ser vitrine do projeto Biomas, no Cerrado, há mais de oito anos. Desde então, foi cenário para mais de 20 pesquisas em 70 hectares. Esse é um exemplo de trabalho desenvolvido pelo Biomas que agora poderá ser expandido e compartilhado por meio do Pravaler, lançado neste mês.

O Pravaler é um dos resultados do Projeto Biomas e quer mostrar ao produtor, na prática, como conciliar a sustentabilidade à produção agropecuária. E, a partir daí, viabilizar soluções para proteção, recuperação e uso econômico e sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros, que são: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal.

Isso, a partir das pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos 10 anos pelo Biomas, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ao aliar a produção rural e a conservação ambiental, o Pravaler apoiará a regularização ambiental produtiva.

O proprietário da Entre Rios, José Brilhante Neto, contou que, ao receber a proposta de integrar o Biomas, achou uma boa oportunidade para aprender e cedeu uma área para as pesquisas. “Topamos estar junto a grandes pesquisadores em busca de soluções e respostas para os produtores rurais para a questão do Código Ambiental, questão de reposição de áreas, preservação. Foram desenvolvidos projetos desde comparativos entre recuperação com plantio de muda ou semeadura direta. E o uso do rebanho em áreas de recomposição da floresta legal.”

“É um excelente exemplo de parceria entre o público e o privado, a academia e a prática, em busca de solução em prol da produção agropecuária brasileira com sustentabilidade”, completou José Brilhante.

Projeto Bioma

Criado em 2010, o Projeto Biomas contou com a participação de profissionais, pesquisadores e professores de diversas instituições que fizeram estudos e experimentos para viabilizar aos produtores soluções para a proteção, a recuperação e o uso econômico e sustentável de propriedades rurais nos seis biomas brasileiros.

Em cada um dos biomas foram escolhidas propriedades rurais e implantados experimentos propostos por uma rede de mais de 300 pesquisadores de centenas de instituições de pesquisa e ensino.

Os resultados das pesquisas mostram a necessidade de se observar as especificidades de cada bioma e propor alternativas técnicas para cada condição ambiental a fim de atingir o objetivo de conservação dos recursos naturais.

Um dos objetivos do Biomas é pesquisar alternativas de como adequar a propriedade rural às exigências e regras da legislação ambiental que estabelece regras específicas para o uso de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Reserva Legal (ARLs) e Áreas de Uso Alternativo (AUAs).

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo