AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Portaria permite captura da sardinha-laje por embarcações pesqueiras

1 Mins read

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou uma portaria que permite a inclusão da sardinha-laje (Opisthonema oglinum) no rol de espécies da Autorização de Pesca Complementar das embarcações que capturam sardinha-verdadeira como alvo.

Anteriormente, a sardinha-laje estava permissionada para ser capturada pelos barcos que têm permissão para captura da sardinha-verdadeira apenas como fauna acompanhante previsível – que são os peixes que estão na mesma área de captura da espécie alvo e que sua captura não pode ser evitada. Porém, a sardinha-verdadeira e a sardinha-laje possuem aspectos físicos e de comportamento muito semelhantes e muitas vezes vinha mais sardinha-laje do que sardinha-verdadeira.

Para o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr., a portaria é um importante passo em prol da segurança jurídica e produtividade das quase 200 embarcações do Sudeste/Sul da frota sardinheira.

“A medida beneficia, diretamente, mais de 20 mil pessoas que fazem dessa atividade sua fonte de renda e emprego. Além disso, proporciona a manutenção das atividades de diversas indústrias enlatadoras pelo Brasil. Produtividade subsidiada pela ciência e de mãos dadas com a sustentabilidade”, diz o secretário.

Segundo a SAP, apesar de não haver nenhuma normativa que disponha sobre proporcionalidade entre a espécie alvo e as espécies da fauna acompanhante previsível, estava ocorrendo autuações nos barcos que estavam com carga maior de sardinha-laje do que de sardinha-verdadeira. Após tratativas com o setor pesqueiro, pesquisadores e Ibama, foi definido que a melhor alternativa seria inserir a sardinha-laje no rol de espécies da Autorização de Pesca Complementar das embarcações que capturam sardinha-verdadeira como alvo.

Assim, os pescadores terão segurança jurídica para trazerem sardinha-laje em qualquer proporção. Ainda de acordo com a SAP, a medida não deverá aumentar o esforço de pesca sobre a sardinha-laje, já que ela já era capturada por essa frota.

 

Informações: MAPA

487 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgriculturaAgronegócioGoiás

Agronegócio Notícias - Agentes financeiros já podem se manifestar para operar com recursos do Funcafé

As instituições interessadas devem encaminhar a proposta de contratação de recursos até o dia 14 de maio A Secretaria de Política Agrícola…
BrasilGoiâniaGoiás

Agronegócio Notícias - Sistema Nacional de Meteorologia irá integrar ações de previsão do tempo

O Inmet será o grande integrador da meteorologia no Brasil, o responsável pela emissão dos alertas O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),…
Agricultura

Agronegócio Notícias - Zoneamento agrícola do amendoim já está disponível para todos os estados

Cumprir as recomendações do Zarc é obrigatório para enquadramento no Proagro e PSR Foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira…

Deixe uma resposta