Agricultura

Agronegócio Notícias – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registra fungicida inédito para controle do mofo branco

O produto é utilizado nos Estados Unidos, na Austrália e na União Europeia

O Ato n° 26 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União, traz o registro de 64 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 12 são de baixo impacto ou de base biológica e um de princípio ativo inédito no Brasil.

Entre os produtos biológicos registrados, quatro deles utilizam microrganismos como o Bacillus thuringiensisTrichoderma asperellumTrichoderma harzianum e Beauveria bassiana para o controle de pragas agrícolas.

Em relação aos produtos químicos, foi registrado um fungicida com ingrediente ativo fenpirazamin inédito no Brasil. Apesar de ser o primeiro registro no país, esse ingrediente ativo já é amplamente utilizado em outros países, como Estados Unidos, Austrália e União Europeia.

“A partir de agora, os produtores brasileiros poderão utilizar esse produto para o controle de mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) nas culturas da batata, feijão, soja e tomate”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach.

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Produtos de controle biológico

Com o registro desses 12 produtos, já somam 39 os produtos de baixo impacto para o controle de pragas (biopesticidas) registrados no ano de 2021. Em 2020, foram 95 produtos desse tipo registrados, ano recorde.

“Acreditamos que esse recorde será batido novamente, considerando os investimentos e interesse de produtores que temos testemunhado”, destaca Breitenbach.

Atualmente, soma-se um total de 450 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.

 

Informações: MAPA

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo