AgronegócioPecuária

Agronegócio Notícias – Mapa implementa Programa de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos

2 Mins read
  • Imagem/Freepik

Programa irá monitorar o perfil de resistência nas cadeias de produção de proteína animal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) implementou o Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária com objetivo de avaliar riscos, tendências e padrões na ocorrência e disseminação da resistência aos antimicrobianos por meio de alimentos de origem animal produzidos no Brasil, bem como prover dados essenciais para análises de risco relevantes à saúde animal e humana.

O programa faz parte das atividades estabelecidas no Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR AGRO), que descreve as ações específicas a serem desenvolvidas pelo setor relacionadas ao tema.

A primeira etapa do programa será executada de forma progressiva até o ano de 2022, subdividindo-se em duas fases. Na fase 1, já em andamento, o monitoramento está sendo realizado de forma passiva. Já na fase 2, o programa será estendido, com a ampliação das cadeias produtivas a serem monitoradas e o início do monitoramento ativo por meio da coleta de amostras específicas para avaliação da resistência. Ao final das duas fases, será realizada uma avaliação desta primeira etapa do programa e dos resultados obtidos com o objetivo de definir as atividades e estratégias a serem implementadas nas próximas etapas, a partir do ano de 2023.

“As informações geradas pelo programa vão embasar o processo de tomada de decisão e estabelecimento de políticas públicas adicionais para a prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na cadeia de produção de alimentos, reforçando o compromisso do país com o tema”, esclarece o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes.

A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública, com importante impacto na saúde humana e dos animais. Afeta também a economia global, pela redução da produtividade e aumento nos custos de tratamentos. Em função de sua importância e complexidade, o tema é tratado no contexto mundial respeitando-se a abordagem de Saúde Única, trabalhando em conjunto a saúde humana, animal e ambiental.

Para mais informações acesse a página do Mapa sobre Resistência aos Antimicrobianos.

 

 

Informações: MAPA

441 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Procedimento poderá ser concluído em página da Receita na internet Os donos de imóveis rurais não precisarão mais ir a uma unidade…
AgriculturaAgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - BNDES lança nova modalidade de crédito para a área rural

Linha BNDES Garantia visa incentivar o crédito privado do agronegócio Com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina,…
AgriculturaAgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Safra de grãos será recorde com 273,8 milhões de toneladas, diz Conab

Soja e milho respondem pela grande maioria da produção anual A produção de grãos no Brasil deve chegar a 273,8 milhões de…

Deixe uma resposta