AgriculturaAgronegócio

Agronegócio Notícias – Mapa auxilia produtores no manejo de pragas da cafeicultura

1 Mins read
  • Imagem/Freepik

Em Minas Gerais, estações de avisos fitossanitários têm ajudado produtores a controlar doenças que atingem as lavouras

Estações de avisos fitossanitários mantidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Fundação Procafé, estão auxiliando produtores de café das regiões do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, no estado de Minas Gerais, na defesa fitossanitária da cafeicultura, redução de custos de produção e minimizando impactos ao meio ambiente.

O sistema de informações automatizado emite avisos periódicos que subsidiam o manejo de pragas da cultura cafeeira no estado. O objetivo é usar o clima como aliado no controle das pragas e doenças do café.

“Os dados climáticos coletados são analisados em conjunto com observações de campo, gerando boletins de avisos mensais. Os avisos possibilitam a atualização das informações relacionadas ao efeito das condições climáticas no desenvolvimento da cultura atendida e incidência de pragas e doenças, visando um controle mais eficiente”, observa o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Atualmente, as estações de avisos fitossanitários mantidas pelo Mapa encontram-se instaladas nos municípios de Varginha, Carmo de Minas, Boa Esperança, Muzambinho, Araxá, Patrocínio e Araguari. Também existe uma estação em Franca, no estado de São Paulo, adquirida com recursos de uma cooperativa local.

As informações coletadas são divulgadas mensalmente por meio dos Boletins de Avisos Fitossanitários, disponíveis no site da Fundação Procafé.

 

Informações: MAPA

487 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgriculturaAgronegócioGoiás

Agronegócio Notícias - Agentes financeiros já podem se manifestar para operar com recursos do Funcafé

As instituições interessadas devem encaminhar a proposta de contratação de recursos até o dia 14 de maio A Secretaria de Política Agrícola…
Agricultura

Agronegócio Notícias - Zoneamento agrícola do amendoim já está disponível para todos os estados

Cumprir as recomendações do Zarc é obrigatório para enquadramento no Proagro e PSR Foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira…
AgronegócioBrasil

Agronegócio Notícias - Mapa inicia tomada pública de subsídios sobre os Programas de Autocontrole

As contribuições poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Objetivo é permitir a ampla participação de órgãos, entidades ou pessoas…

Deixe uma resposta