AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Mapa atualiza lista de produtos vegetais sujeitos a controle na importação

1 Mins read

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou a lista de produtos vegetais passíveis de inspeção pela fiscalização federal no ponto de ingresso na importação. A alteração, publicada no site do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) na última sexta-feira (19), retirou a necessidade de intervenção do Mapa em produtos que estavam enquadrados em uma situação que implicava em inspeção para o ingresso em território nacional.

“São quase 70 produtos que, após a análise do risco fitossanitário e o seu histórico de importações, foram retirados da inspeção do Mapa. Outros 28 produtos tiveram suas características de interesse alteradas, permitindo que apenas aqueles que tenham potencial de veicular praga sejam separados para fiscalização e os demais, com menor risco, tenham sua internalização facilitada”, explica o auditor fiscal federal agropecuário Eduardo Magalhães.

Essa revisão é resultado do gerenciamento de risco promovido pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, que busca eficiência e redução dos impactos burocráticos na importação, um dos pilares do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A facilitação da internalização dos produtos permitirá a redução de custos adicionais aos importadores, pois a mercadoria não ficará parada em área aduaneira esperando inspeção. “Com isso, o Departamento poderá priorizar ações intensivas de inspeções em produtos vegetais importados que tenham maior risco de trazer pragas e doenças ao Brasil”, destaca Magalhães.

441 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Procedimento poderá ser concluído em página da Receita na internet Os donos de imóveis rurais não precisarão mais ir a uma unidade…
AgriculturaAgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - BNDES lança nova modalidade de crédito para a área rural

Linha BNDES Garantia visa incentivar o crédito privado do agronegócio Com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina,…
AgriculturaAgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Safra de grãos será recorde com 273,8 milhões de toneladas, diz Conab

Soja e milho respondem pela grande maioria da produção anual A produção de grãos no Brasil deve chegar a 273,8 milhões de…

Deixe uma resposta