AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – IPP fica em 5,19% em 2019; alimentos puxaram a inflação segundo IBGE

1 Mins read

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) , que mede a variação de preços dos produtos industrializados na saída das fábricas, ficou em 5,19% em 2019. A taxa é inferior à registrada em 2018, que ficou em 9,76%, a maior da série histórica, iniciada em 2014, segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No acumulado de 2019, 17 das 24 atividades pesquisadas tiveram inflação. Entre as atividades que mais influenciaram a inflação do IPP estão os alimentos (10,12%), refino de petróleo e produtos de álcool (20,25%) e indústrias extrativas (13,59%).

Por outro lado, seis atividades registraram deflação, ou seja, queda de preços, com destaque para outros produtos químicos (-6,38%) que foram os principais responsáveis por frear a inflação em 2019.

Entre as grandes categorias econômicas da indústria, a maior taxa de inflação ficou com os bens de consumo semi e não duráveis, que registraram alta de preços de 9,2% no acumulado do ano.

As demais categorias econômicas também registraram inflação: bens de consumo duráveis, bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo, e bens intermediários que são os insumos industrializados usados no setor produtivo.

Em dezembro de 2019, o IPP registrou taxa de inflação de 0,65%, abaixo do índice de novembro (0,88%), mas acima do observado em dezembro de 2018 (-1,56%). O indicador de dezembro foi influenciado por altas de preços de alimentos e refino de petróleo e produtos de álcool.

Três das quatro grandes categorias econômicas tiveram inflação em dezembro: bens de consumo semi e não duráveis , bens intermediários e bens de capital .

399 matérias

# EBC

Sobre o autor
EBC. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioPecuária

Agronegócio Notícias - Abate de frangos bate recorde no 1º trimestre de 2021

Abate de suínos também teve o melhor trimestre da série histórica, que começou em 1997 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística…
Agronegócio

Agronegócio Notícias - Aprovado projeto-piloto para contratação do seguro rural vinculado ao Pronaf

A intenção é incentivar a operação às famílias da agricultura familiar para as culturas de milho, soja, banana, maçã e uva Foi…
Agricultura

Agronegócio Notícias - Jornada Agro Íntegra recebe inscrições até dia 18 de junho

Pequenas e médias empresas e cooperativas do setor agro receberão capacitação gratuita sobre integridade e compliance Estimular o fortalecimento de práticas de…

Deixe uma resposta