BrasilNotícias

Agronegócio Notícias – Inmet emite alerta máximo de calor e baixa umidade para vários estados

A causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro ainda é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de onda de calor e baixa umidade para diversos estados. O alerta máximo, de grande perigo, para onda de calor foi emitido para o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Já o alerta de baixa umidade foi emitido para Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo o Inmet, a causa do intenso calor que assola grande parte do território brasileiro ainda é um persistente bloqueio atmosférico que se instalou na área central do Brasil. Os ventos subsidentes (movimentos de cima para baixo) em níveis médios até a superfície provocam o tempo quente com máximas acima dos 40°C e baixa umidade, valores inferiores a 15%.

Na segunda-feira (05), a histórica onda de calor continuou ativa e até ganhou força em grande parte dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foi o sexto dia consecutivo de temperatura acima de 43 °C em Mato Grosso do Sul e dos 41°C em São Paulo.

Embora o calor prossiga com força, ainda com potencial de recordes entre o centro-norte de São Paulo e o nordeste do Mato Grosso do Sul, o gradual aumento de umidade, virá em parte através dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidos nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico, de áreas de instabilidade e aproximação de frente fria do sul do país nos próximos dias.

Chuva mais regular e mais generalizada é prevista a partir da próxima quinta-feira e sobretudo a partir da sexta-feira 09/10 quando o padrão de bloqueio atmosférico deve ser rompido e a umidade alcança também o centro e Sudeste do país.

 

Informações: MAPA

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo