AgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Indicador do Ipea de formação de capital fixo cresce 1,2% em fevereiro

1 Mins read

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) cresceu 1,2% em fevereiro, se comparado ao mês anterior, n a segunda alta consecutiva, após os 7,9% de janeiro. No entanto, no trimestre móvel terminado em fevereiro, houve queda de 0,2%, mas alta em relação ao mesmo período de 2019 (4,4%).

No acumulado em 12 meses, os investimentos voltam a subir ,de 2,7% para 2,8%. Na comparação com o ano anterior, a FBCF atingiu um patamar 6,3% superior ao verificado em fevereiro de 2019. Os dados foram divulgados hoje (6) pelo Ipea.

O Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo, formado pelos segmentos de máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos, mede os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

Conforme o Ipea, a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 4,2% em fevereiro, também na comparação com janeiro, mas a importação subiu 25% no mesmo período. Já o indicador de construção civil caiu 1,6%.

Quando a comparação é com fevereiro de 2019, a construção civil teve elevação de 2,8%, e o segmento máquinas e equipamentos, de 9,5%.

Related posts
AgriculturaAgricultura em GoiásEconomia

Agricultura em Goiás - Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

É a maior da série histórica desde 1989 O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020 alcançou R$ 871,3 bilhões, tornando-se…
BrasilEmpregoGoiás

Agronegócio Notícias - IBGE: indústria cresce em dez dos 15 locais pesquisados em novembro

A média nacional ficou em 1,2% de crescimento A produção industrial cresceu em dez dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal…
BrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias - FGV: Indicador Antecedente da Economia subiu em dezembro de 2020

Maior contribuição positiva veio do Ibovespa, que variou em 9,3% O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira (IACE), divulgado pela Fundação Getulio…

Deixe uma resposta