AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotíciasPecuáriaSafra

Agronegócio Notícias – Imposto de Importação para o arroz ficará zerado até o fim do ano

1 Mins read

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu nesta quarta-feira (9) zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano.

A redução temporária está restrita à quota de 400 mil toneladas, incidente no produtos abarcados pelos códigos 1006.10.92 (arroz com casca não parboilizado) e 1006.30.21 (arroz semibranqueado ou branqueado, não parboibilizado) da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

A decisão foi tomada durante a 8ª Reunião Extraordinária do Gecex, por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ontem (8), a ministra Tereza Cristina anunciou o pedido ao Gecex e disse que não irá faltar arroz no país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa, a produção de arroz estimada para a próxima safra (2020/21) é de 12 milhões toneladas, um incremento de 7,2% em relação à safra anterior.

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o núcleo executivo colegiado da Camex, responsável por definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

O Gecex é integrado pela Presidência da República, pelos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

 

Informações: MAPA

Agronegócio Notícias
238 posts

Agronegócio Notícias

About author
Agronegócio Notícias (https://agronegocionoticias.com.br)
Articles
Related posts
Economia

Agronegócio Notícias - Mercado aumenta previsão de inflação e prevê queda menor do PIB

Previsão para o IPCA passou de 3,25% para 3,45% O mercado financeiro prevê queda menor da economia e aumenta a estimativa de…
Brasil

Agronegócio Notícias - Projeto aprovado pelo Senado amplia conectividade no campo

Texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro O Senado aprovou na última semana o Projeto de Lei 172 de 2.020, que…
Brasil

Agronegócio Notícias - Mapa regulamenta fabricação artesanal para produtos cárneos

Instrução normativa permite que estados concedam o Selo Arte aos produtores artesanais de todo o Brasil, liberando a venda interestadual de produtos…

Deixe uma resposta