AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – IBGE prevê alta de 3,1% da safra de 2020 com volume recorde de 249 milhões de toneladas

1 Mins read

A estimativa de fevereiro para a safra de grãos 2020 alcançou mais um recorde, de 249 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,1% em relação a 2019, quando foi de 241 milhões e meio de toneladas. Em relação a janeiro, houve um crescimento de 0,9%.

A área a ser colhida também aumentou, 1,8% em relação ao ano passado e 0,1% sobre a primeira estimativa de 2020, chegando a 64,4 milhões de hectares. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE.

De acordo com a pesquisa, o arroz, o milho e a soja representam 93,2% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. Em relação ao passado, houve aumento na área a ser colhida do milho, soja e algodão.

A produção da soja atinge mais um recorde na série histórica do levantamento do IBGE, com uma estimativa de 125,2 milhões de toneladas.

Segundo o instituto, o crescimento na soja foi impactado principalmente pela revisão do rendimento médio da cultura no Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia. Segundo ele, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul sofreram no ano passado uma retração devido ao excesso de calor e pouca chuva.

Em relação ao mês anterior, houve aumento nas estimativas da produção do café, soja, cana-de-açúcar feijão e milho.

Todas as regiões do país apresentaram aumento na produção agrícola, sendo que o maior volume foi no Centro-Oeste.

O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 26,9%, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representaram 81% do total nacional.

Related posts
AgronegócioEconomia

Agricultura em Goiás - Pêssegos com tecnologia da Embrapa ganham mercados no Hemisfério Norte

As exportações das variedades nacionais somaram mais de 60 toneladas em 2020 Há duas safras, produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado um…
AgronegócioPecuáriaPecuária em Goiás

Pecuária em Goiás - Produção de caprinos e ovinos no Semiárido recebe apoio de R$ 426 mil

Recursos serão utilizados para ações de melhoramento genético, segurança alimentar de rebanhos, capacitação de técnicos, entre outros benefícios A produção de caprinos…
AgriculturaAgricultura em Goiás

Agricultura em Goiás - Normas para produção integrada de folhosas entram em vigor em fevereiro

O objetivo é garantir a segurança e a qualidade desses alimentos a partir da aplicação das Boas Práticas Agrícolas A partir de…

Deixe uma resposta