AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – IBGE prevê alta de 3,1% da safra de 2020 com volume recorde de 249 milhões de toneladas

A estimativa de fevereiro para a safra de grãos 2020 alcançou mais um recorde, de 249 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,1% em relação a 2019, quando foi de 241 milhões e meio de toneladas. Em relação a janeiro, houve um crescimento de 0,9%.

A área a ser colhida também aumentou, 1,8% em relação ao ano passado e 0,1% sobre a primeira estimativa de 2020, chegando a 64,4 milhões de hectares. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE.

De acordo com a pesquisa, o arroz, o milho e a soja representam 93,2% da estimativa da produção e respondem por 87,3% da área a ser colhida. Em relação ao passado, houve aumento na área a ser colhida do milho, soja e algodão.

A produção da soja atinge mais um recorde na série histórica do levantamento do IBGE, com uma estimativa de 125,2 milhões de toneladas.

Segundo o instituto, o crescimento na soja foi impactado principalmente pela revisão do rendimento médio da cultura no Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia. Segundo ele, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul sofreram no ano passado uma retração devido ao excesso de calor e pouca chuva.

Em relação ao mês anterior, houve aumento nas estimativas da produção do café, soja, cana-de-açúcar feijão e milho.

Todas as regiões do país apresentaram aumento na produção agrícola, sendo que o maior volume foi no Centro-Oeste.

O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 26,9%, seguido pelo Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que, somados, representaram 81% do total nacional.

Avalie o Post post

Mostrar mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo