BrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Governo prevê queda de 4,7% no PIB de 2020, podendo chegar a 6% se quarentena for até junho

A previsão para o PIB de 2020 que, em março, era de um crescimento de 0,02%, foi revisada e, agora, o ministério da Economia estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair 4,7% neste ano em comparação com o ano passado. Se confirmado, este será o pior resultado do índice na história brasileira. Em janeiro, o governo esperava um crescimento de 2,4% do PIB.

Em um estudo divulgado também nesta quarta-feira (13), o Ministério da Economia associa diretamente os impactos econômicos da crise do novo coronavírus às medidas de isolamento social, conforme destacou o secretário de Política Econômica do ministério, Adolfo Sachsida.

Segundo a pasta, caso o isolamento se estenda até o final de junho, a queda do PIB pode chegar a 6%.

Em relação à inflação, o ministério estima um IPCA de 1,77% neste ano. Em janeiro, a previsão era de uma inflação de 3,62%.

Já a situação das contas públicas também deve se agravar. A previsão para o resultado primário, que, em março, era de um déficit de R$ 87 bilhões, agora é de um saldo negativo de R$ 571 bilhões para este ano. A dívida pública, que, em março, estava prevista para ficar em 76% do PIB neste ano, agora a previsão é de salto para quase 90% do PIB. Segundo o estudo do governo, essas projeções levam em conta que o isolamento continue até o dia 31 de maio.

Avalie o Post post

Mostrar mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo