DestaqueGoiásManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Goiás recebe prêmio nacional de destaque em crescimento

Goiás recebeu o ‘Prêmio Destaque Crescimento’ durante solenidade de divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, nesta quarta-feira (23/08), em Brasília.

O Estado subiu sete pontos e é o primeiro colocado no Brasil no quesito Potencial de Mercado e ocupa a 7ª posição, entre as 27 unidades da federação, no ranking geral de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

RECONHECIMENTO

Este é o terceiro ano consecutivo que Goiás cresce no ranking geral. O Estado ocupava a 12ª colocação geral, em 2020, 10ª colocação, em 2021, 9ª colocação, em 2022, alcançando agora a 7ª posição. O prêmio em reconhecimento aos avanços do Estado foi entregue ao governador Ronaldo Caiado.

Goiás hoje é o campeão. Está aqui o primeiro lugar, e isso é muito importante para todos nós. Para mim é muito importante, imagine como eu recebi o estado e hoje estamos em primeiro no pódio”, celebrou Caiado ao lembrar que assumiu a gestão com a folha de pagamento dos servidores em atraso e situação fiscal delicada, em decorrência de dívidas deixadas por governos anteriores.

Segundo Caiado, em parceria com prefeitos e com o Poder Legislativo, foi possível promover grandes transformações nas áreas de saúde, educação e social, de forma a romper com o ciclo da pobreza, gerando emprego e renda para os goianos.

Esse alinhamento, juntamente com o potencial da nossa agricultura e nossa infraestrutura, dá condição para nosso estado continuar crescendo. A boa política transforma Goiás”, assegurou o chefe do Executivo.

RANKING

O pilar Potencial de Mercado, que Goiás assumiu o primeiro lugar, considera o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado, a dinâmica de crescimento do PIB nos últimos quatro anos e o crescimento potencial da força de trabalho para os próximos 10 anos.

Atrás de Goiás, estão São Paulo e Roraima, ocupando a segunda e a terceira posições, respectivamente. No ano passado, o estado era o oitavo, o que significa avanço histórico de sete posições.

Conforme a íntegra do relatório do CLP, o tamanho da economia do estado é uma das variáveis levadas em consideração na decisão de localização de investimentos das empresas, favorecendo a competitividade.

Ao mesmo tempo, estados com economias mais dinâmicas também abrem mais oportunidades de investimento, gerando um ciclo virtuoso de competitividade e desenvolvimento econômico.

INDICADORES

O Produto Interno Bruto de Goiás registrou, em 2022, o maior crescimento dos últimos 12 anos, com aumento de 6,6%. Os dados são do Instituto Mauro Borges (IMB), órgão de pesquisas e estatísticas do Governo de Goiás.

Conforme a pesquisa, o PIB estadual mais que dobrou a média nacional para o período, que ficou em 2,9%. O número teve reflexo positivo em geração de emprego e renda, com abertura de 87 mil vagas.

A taxa de desemprego em Goiás no segundo trimestre deste ano ficou em 6,2%, segundo dados divulgados pelo IBGE. É a menor para o segundo trimestre desde 2014, quando a taxa foi de 5,4%.

Também é a quinta taxa seguida abaixo do patamar de 7%. Em números absolutos, a população desocupada em Goiás é estimada em 247 mil pessoas, enquanto a força de trabalho é de 4 milhões de pessoas.

 

 

 

 

 

Fonte: Governo do Estado de Goiás.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo