AgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Finanças pessoais 2: por onde começar a organização das contas e ter saúde financeira

Neste começo de ano, muita gente prometeu se livrar das dívidas. E, para ajudar essas pessoas, nós preparamos três reportagens sobre esse assunto. Na primeira, falamos sobre a importância de reconhecer a situação de endividamento e pedir apoio à família. A partir daí, é preciso tentar evitar novas dívidas.

O economista Gino Terentim Júnior costuma dividir as dívidas em três tipos: as verdes são aquelas que a gente consegue pagar com a nossa renda mensal; as dívidas amarelas são aquelas que a gente contraiu com juros baixos, como um empréstimo consignado; e as vermelhas são as que têm juros muito altos, como cheque especial e cartão de crédito.

Apesar disso, sabe aquela história de cancelar todos os cartões? Pode não ser uma boa. Mesmo porque hoje a gente usa cartão para comprar passagem de ônibus e avião, para usar aplicativos de transporte e de comida.

Gino Terentim Júnior aponta um meio termo: reduzir os limites do cartão de crédito e do cheque especial.

O professor do IBMEC Brasília também sugere que ninguém seja radical ao cortar gastos, para não acabar se enrolando ainda mais.

Com as contas equilibradas, o bolso coça para voltar a gastar dinheiro. Mas é fundamental não esquecer os erros do passado, para evitar se endividar de novo.

Avalie o Post post

Mostrar mais

# EBC

EBC. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo