AgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Finanças pessoais 2: por onde começar a organização das contas e ter saúde financeira

Neste começo de ano, muita gente prometeu se livrar das dívidas. E, para ajudar essas pessoas, nós preparamos três reportagens sobre esse assunto. Na primeira, falamos sobre a importância de reconhecer a situação de endividamento e pedir apoio à família. A partir daí, é preciso tentar evitar novas dívidas.

O economista Gino Terentim Júnior costuma dividir as dívidas em três tipos: as verdes são aquelas que a gente consegue pagar com a nossa renda mensal; as dívidas amarelas são aquelas que a gente contraiu com juros baixos, como um empréstimo consignado; e as vermelhas são as que têm juros muito altos, como cheque especial e cartão de crédito.

Apesar disso, sabe aquela história de cancelar todos os cartões? Pode não ser uma boa. Mesmo porque hoje a gente usa cartão para comprar passagem de ônibus e avião, para usar aplicativos de transporte e de comida.

Gino Terentim Júnior aponta um meio termo: reduzir os limites do cartão de crédito e do cheque especial.

O professor do IBMEC Brasília também sugere que ninguém seja radical ao cortar gastos, para não acabar se enrolando ainda mais.

Com as contas equilibradas, o bolso coça para voltar a gastar dinheiro. Mas é fundamental não esquecer os erros do passado, para evitar se endividar de novo.

Etiquetas
Agronegócio Brasil Destaque Economia Manchetes Notícias
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar