AgriculturaAgronegócioBrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias – Conab: Brasil deve produzir 289,9 milhões de grãos no ciclo 2021/2022

1 Minutos de leitura
Imagem/Freepik

O Brasil deve produzir 289,8 milhões de toneladas de grãos, 14,7% ou 37 milhões de toneladas superior ao obtido em 2020/21, segundo a segunda estimativa para o ciclo 2021/2022 divulgada nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a companhia, o resultado foi impulsionado pelos bons volumes de chuvas e a semeadura das culturas de primeira safra.

A estimativa é que a área total cultivada no país na safra fique em 71,8 milhões de hectares semeados, um crescimento de 4,1% em relação à safra anterior. Conforme a Conab, nesse total, estão incluídas as culturas de primeira safra (semeadas entre agosto e dezembro de 2021), as de segunda safra, (semeadas entre janeiro e abril de 2022) e as culturas de terceira safra (entre meados de abril e junho de 2022).

Segundo o boletim, a safra de soja do Brasil deve atingir 142 milhões de toneladas. A produção do país, o maior produtor e exportador global do grão,  deverá crescer 3,4% ante o ciclo 2020/21. Até o mês passado, a Conab previa uma área de 39,9 milhões de hectares. Agora a expectativa é um plantio de 40,3 milhões de hectares.

O volume total de milho deve chegar a 116,7 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% na área a ser cultivada com a cultura de primeira safra. O algodão teve ampliação de 9,3% na área a ser semeada, chegando a 1,49 milhão de hectares. A produção de arroz teve crescimento de 0,3% na área a ser semeada e previsão de 11,5 milhões de toneladas.

De acordo com a Conab, para o feijão, somando-se os tipos cores, caupi e preto, a estimativa é de 3,6% a mais na produção da primeira safra, totalizando 1 milhão de toneladas, com as três safras estimadas em 3,1 milhões de toneladas. No caso do trigo, a safra 2021 ainda está sendo colhida e o volume de produção previsto atualmente é 7,68 milhões de toneladas.

421 matérias

Sobre o autor
EBC. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Conteúdos relacionados
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Oito consórcios públicos municipais recebem títulos de adesão ao Sisbi

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou nesta sexta-feira (26) Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos…
AgronegócioBrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias - Conselho Monetário Nacional faz ajustes no direcionamento dos recursos do Funcafé

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (25) a realocação para os financiamentos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé)…
Brasil

Agronegócio Notícias - Ministra defende protagonismo do Brasil na agricultura de baixa emissão de carbono

Durante agendas  em Campo Grande (MS), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reforçou o protagonismo brasileiro na produção agropecuária com…

Deixe um comentário