AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Começa a colheita da soja em Porto Velho

Em Porto Velho, Rondônia, os produtores começaram a colheita da soja da safra 2019/2020.

De acordo com a Seagri – Secretaria Estadual de Agricultura – são aproximadamente 10 mil hectares plantados; o maior quantitativo de terras já cultivada no município.

E a ideia é de expansão para a próxima safra.

O secretário da pasta, Evandro Padovani, explica que a escolha da soja é baseada na demanda de mercado.

Sonora: ”Você tem que plantar o que o mercado está buscando. Nós também precisamos dela; como do milho. Porque produzimos carne, precisamos para ração. Precisamos da ração também para a pecuária leiteira”

O gestor garante que não foram desmatadas áreas para as plantações de soja e que apesar de favorecer apenas um produto, elas não prejudicam as demais produções.

Sonora: “66% do estado são preservados com floresta. E o avanço da soja não é em área de novos desmatamentos e sim em áreas de pastagens. Somos o segundo maior produtor de soja.”

A Seagri aponta que a soja é o principal produto de exportação do município.

Em 2019, Porto Velho exportou 270 mil toneladas do grão; o que representa 31% das exportações totais de soja de todo o estado. Somando cerca de R$94 milhões.

Uma série de fatores são elencados para o resultado positivo como a plantação no tempo certo, quantidade de chuvas adequada e o trabalho feito para evitar a infestação de pragas.

O uso de tecnologias também é apontado como motivo para o bom desenvolvimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo