DestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – CNI prevê queda de 4,2% na economia brasileira em 2020

1 Mins read

A Confederação Nacional da Indústria, a CNI, divulgou, nesta segunda-feira (11), a projeção do setor para o PIB, o Produto Interno Bruto, do Brasil em 2020.

A estimativa da CNI é de uma queda de 4,2% do PIB neste ano em comparação com o ano passado. Isso no cenário mais provável. Mas, a indústria ressalta que, em um cenário mais pessimista, a queda no Produto Interno Bruto brasileiro pode chegar a 7,3%.

Isso se as medidas tomadas para amenizar os impactos econômicos da pandemia não tiverem efeito.

Em um cenário mais otimista, que a CNI considera menos provável, a redução do PIB se limitaria a 0,9% em relação a 2019.

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, destaca que novas medidas de auxílio emergencial para empresas e trabalhadores podem ser necessárias para acompanhar a evolução da pandemia.

A CNI projeta que o tamanho da queda no PIB vai depender se as políticas de auxílio econômico serão suficientes para evitar a falência de empresas.

Também vai depender da evolução da pandemia, pois ainda não se sabe, segundo a CNI, se o avanço do coronavírus vai permitir o relaxamento das medidas mais duras de distanciamento social.

Antes da crise provocada pelo novo coronavírus, a Indústria brasileira projetava um crescimento do PIB de 2,5% para este ano.

Em 2019, o PIB cresceu 1,1%, segundo o IBGE.

Related posts
AgriculturaBrasilNotícias

Agronegócio Notícias - Programa Titula Brasil quer favorecer regularização em áreas rurais da União

A portaria prevê a participação voluntária dos municípios no Programa Titula Brasil por meio de parcerias com o instituto. Portaria instituindo o…
AgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Aquisição de crédito rural entre os meses de julho e novembro têm alta de 19 por cento

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 bilhões no período O crédito rural manteve desempenho favorável…
AgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Cerrado e Amazônia vão receber R$ 2 milhões para desenvolvimento de projetos da bioeconomia

Parceria entre Mapa e Embrapa visa aprimorar as práticas desempenhadas nos sistemas e cadeias produtivas da sociobiodiversidade e extrativistas O Ministério da…

Deixe uma resposta