BrasilDestaqueManchetes

Agronegócio Notícias – Brasil e Rússia Unem Forças na Busca por Agricultura Sustentável

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil e representantes de três ministérios da Federação Russa se reuniram de forma virtual nesta quarta-feira (24) para promover a colaboração na área da agricultura sustentável. Durante o encontro bilateral, os dois países compartilharam modelos de políticas públicas bem-sucedidas voltadas para a redução de emissões de carbono, recuperação de áreas degradadas, inovação e digitalização na agricultura.

O vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Mikhail Yurin, que organizou o evento, destacou em seu discurso de abertura as semelhanças entre as nações, como tamanho, características e riquezas naturais, ressaltando o grande potencial de expansão da cooperação econômica entre elas.

Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, recordou o encontro anterior com a equipe russa em Sochi, onde iniciaram o diálogo sobre o estreitamento das relações comerciais e oportunidades de investimento no setor agrícola. Ela enfatizou a complementaridade entre os dois países e o vasto campo de parcerias científicas, técnicas e econômicas a serem explorados.

O diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Bruno Brasil, apresentou as estratégias brasileiras de agricultura de baixas emissões de gases de efeito estufa, destacando os pilares do Plano ABC+, que incluem a abordagem integrada da paisagem, adaptação às mudanças climáticas e promoção de práticas sustentáveis na agropecuária, não apenas para mitigação de carbono, mas também de metano e óxido de nitrogênio.

Pedro Neto, secretário adjunto da SDI, explicou como o Brasil está convertendo áreas degradadas, ampliando áreas produtivas sem abrir novas terras sobre florestas, em consonância com os compromissos nacionais de eliminar o desmatamento até 2030. Ele mencionou estratégias para o financiamento de máquinas e insumos na agricultura brasileira e destacou o interesse do Brasil em cooperar com a Rússia no fornecimento de fertilizantes.

Além dos representantes do Mapa e da Federação Russa, o encontro contou com a participação de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura da Rússia. Essa colaboração promete abrir novos horizontes para a agricultura sustentável em ambos os países.

Avalie o Post post

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo