AgriculturaAgronegócioAgronegócio NotíciasBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotíciasPecuária

Agronegócio Notícias – Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

1 Mins read

Após dois meses de forte queda, a atividade econômica brasileira registrou crescimento em maio. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) subiu 1,31% em maio, em relação a abril deste ano, segundo dados divulgados hoje (14), em Brasília,  pelo Banco Central (BC). Essa foi a maior alta mensal desde junho de 2018, quando houve crescimento de 3,3%.

Sob efeitos da pandemia de covid-19, o IBC-Br teve queda de 9,45% em abril, e de 6,14%, em março, na comparação com o mês anterior. Em janeiro e fevereiro houve crescimento de 0,12% e 0,35%, respectivamente, de acordo com dados revisados.

Na comparação com maio de 2019, no entanto, houve recuo de 14,24% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em 12 meses encerrados em maio, o indicador teve retração de 2,08%. No ano, o IBC-Br registrou recuo de 6,08%.

Avaliação

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, agropecuária e comércio e serviços, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para fazer um acompanhamento mensal da atividade econômica. Mas o indicador oficial, com metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país em um determinado período.

380 matérias

# EBC

Sobre o autor
EBC. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioBrasilEconomiaGoiás

Agronegócio Notícias - IBGE prevê safra recorde de 264,5 milhões de toneladas para 2021

Produção deve superar em 4,1% a safra de 2020 A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve atingir o recorde de…
EconomiaPecuária

Agronegócio Notícias - Abate de bovinos cai 10,3% no primeiro trimestre do ano

Produção de suínos e de frangos cresceu Os dados da produção animal para o primeiro trimestre de 2021 mostram que o abate…
AgriculturaAgronegócioEconomia

Agronegócio Notícias - Produção de grãos cresce 5,7% e chega a 271,7 milhões de toneladas

Colheita esperada é de 271,7 milhões de toneladas, diz a Conab A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um aumento de 5,7%…

Deixe uma resposta