BrasilNotícias

Agronegócio Notícias – Anater oferece curso online para agentes de assistência técnica e extensão rural

2 Mins read

Profissionais recebem treinamento sobre o Programa Produzir Brasil, que leva assistência técnica a assentados da reforma agrária

Cerca de 90 agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) participam nesta semana do curso de formação a distância do Programa Produzir Brasil, ministrado pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). A programação iniciou segunda-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (18).

No curso, são apresentadas as diferentes abordagens que os profissionais precisam dominar para assistir os agricultores assentados da reforma agrária. Os participantes do curso são vinculados à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater-GO).

O curso conta com instrutores da Anater, do Mapa e do Incra, abordando temas como: Regularização Fundiária, Crédito, Ater Digital, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para Assentados, Programa de Aquisição Alimentar (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são temas da grade.

“É preciso conhecer a fundo as políticas públicas que estão sendo trabalhadas e aplicar cada programa ou projeto de acordo com as diretrizes do Mapa e da diretoria-executiva da Anater. O feedback do aprendizado é bastante positivo, uma vez que o conteúdo é focado nos pontos que os agentes têm mais dificuldade. Assim, nós aprofundamos para nivelar os técnicos”, explicou o gerente de Gestão de Ater e Formação da Anater, Leonardo Vieira.

Produzir Brasil

O Produzir Brasil foi lançado em novembro, em um assentamento no interior de Goiás. Primeiramente, irá alcançar cerca de 4 mil famílias da região Centro-Oeste que receberam o título de posse rural. Foi firmado um convênio no valor total de R$ 7,84 milhões entre a Anater e a Emater-GO.

Sob governança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Anater atua em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A iniciativa permite que as famílias, ao conquistarem o documento de titulação, recebam assistência técnica para gerar renda e independência financeira onde vivem.

Ensino a Distância (EaD)

Desde setembro, mais de 700 agentes já foram capacitados e a previsão é finalizar o ano com cerca de 900 alunos da nova modalidade de ensino.

Entre os dias 7 e 10 deste mês, o Programa Dom Helder Câmara (PDHC) foi ministrado para técnicos vinculados às unidades de assistência técnica da Paraíba, do Ceará e de Minas Gerais.

O Ensino à Distância (EaD) é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ministério da Cidadania e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Instrutores de ambos os órgãos também participam para ministrar conteúdo e fortalecer as políticas públicas do setor com a Anater.

Até o momento, foram aplicados dez cursos, envolvendo 40 empresas credenciadas com os seguintes programas: o PDHC, o Programa de Diversificação da Cultura do Tabaco, o Programa Ater Mais Gestão, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e o Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCTRF). O Produzir Brasil irá completar a grade de capacitação. Todos os cursos possuem 40 horas de formação.

 

 

Informações: MAPA

441 matérias

Agronegócio Notícias

Sobre o autor
Redação. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgronegócioBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado

Procedimento poderá ser concluído em página da Receita na internet Os donos de imóveis rurais não precisarão mais ir a uma unidade…
BrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Cursos de formação do Programa Titula Brasil já têm mais de 7,8 mil inscritos

As capacitações são obrigatórias para quem vai trabalhar nos Núcleos Municipais de Regularização Fundiária Mais de 7,8 mil pessoas se inscreveram para…
BrasilEconomia

Agronegócio Notícias - Ministério eleva a R$ 89,4 bi previsão de superávit comercial este ano

Alta das commodities e do consumo global motivaram nova projeção A alta internacional das commodities (bens primários com cotação internacional) e a recuperação do…

Deixe uma resposta