O Governo Brasileiro anunciou com entusiasmo que os governos da Coreia do Sul e da Guatemala autorizaram a exportação de novos produtos agropecuários brasileiros, fortalecendo a presença do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.
Na Coreia do Sul, o governo sul-coreano autorizou a exportação de gergelim brasileiro, ampliando a presença do Brasil nesse mercado, que é um dos principais destinos para os produtos agropecuários brasileiros. A relação comercial entre os dois países se fortalece ainda mais com essa decisão. Em 2024, a Coreia do Sul importou mais de US$ 2,85 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para cereais, carnes e oleaginosas.
Na Guatemala, a autoridade sanitária do país confirmou que os exportadores brasileiros de gelatina e colágeno atendem aos requisitos sanitários exigidos, o que viabiliza a exportação desses produtos. A abertura deste mercado reforça a parceria comercial entre os dois países e facilita o acesso da indústria brasileira de insumos alimentícios e farmacêuticos ao mercado guatemalteco. Em 2024, o Brasil exportou US$ 248,9 milhões em produtos agropecuários para a Guatemala, com destaque para produtos florestais, cereais e oleaginosas.
Com essas novas aberturas de mercado, o agronegócio brasileiro alcança 317 aberturas de mercado desde o início de 2023, promovendo maior diversificação nas exportações e consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores globais de alimentos e insumos agropecuários.
Esses resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que têm trabalhado para expandir e diversificar a presença do Brasil no comércio internacional.