BrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Vendas do varejo cresceram 1,2% em fevereiro

1 Mins read

As vendas do comércio varejista cresceram 1,2% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, mês em que houve queda de 1,4%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, o resultado de fevereiro é o melhor para o mês, desde fevereiro de 2014. Em relação a fevereiro do ano passado, a alta foi de 4,7%.

Assim no acumulado do primeiro bimestre de 2020 frente a igual período de 2019, houve avanço nas vendas do varejo em 3%. Para o IBGE, o bimestre positivo com relação ao ano passado é uma continuidade à trajetória de recuperação, e pode estar ligado à expansão do crédito e às quedas de taxas de juros que acontecem desde o segundo semestre do ano passado.

Dentre as oito atividades pesquisadas, cinco contribuíram para a alta, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

Já livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, e combustíveis e lubrificantes tiveram queda em comparação com janeiro. A pesquisa mostra que o comércio varejista em fevereiro teve resultado positivo em 21 das 27 unidades da federação.

As taxas mais elevadas foram registradas em Tocantins, Amazonas e Minas Gerais. Amapá e Ceará foram os estados que tiveram as maiores quedas nas vendas do comércio varejista.

O IBGE destaca que o resultado de fevereiro não apresenta influência da pandemia do novo coronavírus pois ainda não havia um indicativo real de que a doença atingiria seriamente o país.

Para o instituto, a alta do dólar e a queda do petróleo contribuíram, mas o fator coronavírus só deve começar a ser sentido a partir de março.

407 matérias

# EBC

Sobre o autor
EBC. Os conteúdos publicados no Portal Agronegócio Notícias são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do veículo, sendo todo material de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores como textos e imagens.  É também assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional conforme o Inciso XIV do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988.
Matérias
Related posts
AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Ministros definem posições comuns para evento internacional sobre sistemas alimentares

Os representantes debateram as mensagens que serão levadas para a Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, que será realizada na próxima semana, em Roma…
AgriculturaBrasil

Agronegócio Notícias - Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro recebe registro de Indicação Geográfica

O produto apresenta mais efeitos benéficos à saúde quando comparado aos méis florais pela presença de compostos bioativos e potencial antioxidante e…
AgriculturaBrasilGoiás

Agronegócio Notícias - Proprietários de imóveis rurais já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural de 2021

O CCIR comprova a inscrição das propriedades e posses rurais junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural, que é a base de…

Deixe uma resposta