Ações de ValoresAgronegócioBolsa de ValoresDestaqueEconomiaManchetesMercadoNotícias

Agronegócio Notícias – O encerramento do governo dos EUA começa quando a conta de gastos falha no Senado

O diretor de orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, conversa com repórteres na Casa Branca em Washington, EUA, 19 de janeiro de 2018.

Agronegócio Notícias: 20 de janeiro de 2018 – 20:09

O governo dos EUA fechou à meia-noite na sexta-feira, depois que os democratas e os republicanos, trancados em uma amarga disputa sobre imigração e segurança nas fronteiras, não concordaram em um acordo de última hora para financiar suas operações.

Em uma sessão de fim de semana, os senadores bloquearam um projeto de lei para estender o financiamento do governo até o dia 16 de fevereiro. O projeto de lei precisava de 60 votos no Senado de 100 membros, mas apenas 50 apoiaram isso.

A maioria dos democratas se opôs ao projeto de lei porque seus esforços para incluir proteções para centenas de milhares de imigrantes principalmente jovens, conhecidos como sonhadores, foram rejeitados pelo presidente Donald Trump e líderes republicanos.

As negociações encalhadas entre o líder da maioria do Senado, Mitch McConnell, e o líder democrata do Senado, Chuck Schumer, não tiveram êxito, e o governo dos EUA ficou com dinheiro à meia-noite.

Enquanto os dois homens disseram que permaneceram empenhados em chegar a um acordo, o encerramento começou formalmente no sábado, o primeiro aniversário da inauguração do presidente Donald Trump.

A incapacidade de reduzir um acordo, apesar de ter desfrutado de uma maioria republicana em ambas as câmaras do Congresso, destacou a profunda divisão política em Washington.

Até que um acordo de financiamento seja resolvido, dezenas de agências federais em todo o país não poderão operar, e centenas de milhares de trabalhadores federais “não essenciais” serão contratados com licença temporária não remunerada.

Trump moveu imediatamente a culpa dos democratas.

“Esta noite, eles colocam a política acima da nossa segurança nacional, famílias militares, crianças vulneráveis ​​e a capacidade do nosso país de servir todos os americanos”, afirmou a Casa Branca em um comunicado.

Ele também disse que não discutiria a imigração até que o governo estivesse funcionando novamente.

“Não negociaremos o status de imigrantes ilegais enquanto os democratas levam nossos cidadãos legítimos como refém de suas demandas imprudentes. Este é o comportamento dos perdedores obstrucionistas, e não dos legisladores “.

Em troca, Schumer apontou o dedo diretamente para Trump.

“É quase como se estivesse rooteando para um desligamento e agora teremos um e a culpa deveria colidir completamente com os ombros do presidente Trump”, disse ele.

NEGOCIAR OU COMBATER?

Os líderes democratas e republicanos concordaram em reabrir as negociações no sábado e disseram que se comprometeram a obter um acordo rápido.

Mas ambos os lados podem agora estar ainda menos dispostos a fazer concessões porque uma derrota política sobre o assunto pode ser dispendiosa, especialmente com o controle do Congresso apanhado nas eleições de meio período no final deste ano.

A Câmara dos Deputados republicana-controlada aprovou uma medida de financiamento Stopgap na quinta-feira. Mas os republicanos precisaram do apoio de pelo menos 10 democratas para aprovar o projeto de lei no Senado. Enquanto cinco democratas acabaram votando pela medida, cinco republicanos votaram contra ela.

Os líderes democratas queriam que a medida incluísse proteções da deportação para cerca de 700 mil imigrantes indocumentados que chegaram nos Estados Unidos como filhos.

Apesar das negociações bipartidárias, os líderes republicanos se recusaram a incluir essas proteções, e nenhum dos lados estava disposto a recuar.

Trump, que havia feito medidas rigorosas sobre a imigração como pedra angular de sua campanha presidencial, rejeitou na semana passada uma proposta bipartidária.

Ele disse que queria incluir qualquer acordo para os Sonhadores em um pacote legislativo maior que também aumentou o financiamento de um muro e medidas de segurança mais estreitas ao longo da fronteira dos EUA com o México.

Schumer se encontrou com Trump na sexta-feira à tarde e depois disse que ele concordou relutantemente em incluir o muro da fronteira nas negociações, mas que ainda não foi suficiente para persuadir Trump a encontrar um compromisso.

McConnell disse que buscaria durante o fim de semana uma nova lei de financiamento que cobriu o governo federal até o dia 8 de fevereiro.

Uma fonte democrata do Senado disse que ainda estava muito longe. Os democratas haviam defendido uma extensão de apenas quatro ou cinco dias para forçar ambos os lados a negociações sérias sobre a questão da imigração.

Apesar do encerramento formal, os funcionários “essenciais” que lidam com segurança pública e segurança nacional continuarão funcionando.

Isso inclui mais de 1,3 milhão de pessoas em serviço ativo nos militares que serão obrigados a trabalhar, mas não serão pagos até que o financiamento seja renovado ou tratado com legislação separada.

Embora as paradas passadas do governo tenham causado danos duradouros à economia dos EUA, eles podem atrapalhar os mercados financeiros e prejudicar a reputação dos Estados Unidos no exterior.

Este impasse segue uma luta de um mês de duração no Congresso para concordar com os níveis de financiamento do governo e as proteções para os Sonhadores, a maioria dos quais são originários do México ou da América Central.

Eles receberam status legal temporário sob o programa de Ação Diferida para Ingressos Infantis iniciado pelo ex-presidente Barack Obama.

Em setembro, Trump anunciou que estava terminando o programa e deu o Congresso até 5 de março para criar uma nova legislação. Os esforços para fazer isso até agora falharam, de modo que os democratas tentaram fazer isso através da ligação de um acordo com o financiamento do governo federal.

 

Tags: Economia, Agronegócio, Bolsa de Valores, Mercado, Manchetes

Mostrar mais

Agronegócio Notícias

Agronegócio Notícias (https://agronegocionoticias.com.br)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo