BrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Lojistas de shoppings já acumulam prejuízo de R$27 bilhões

Lojistas de shoppings de todo país já acumulam prejuízo estimado em R$27 bilhões. Isso porque os estabelecimentos estão de portas fechadas desde o início da Pandemia do novo coronavírus.

Os dados são altos: uma pesquisa da Alshop, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, aponta que 93% dos comerciantes registraram queda superior a metade do faturamento.

Mais da metade dos entrevistados, 52%, alegaram que vão depender de negociações com os donos dos shoppings e da liberação de financiamentos para não encerrarem de vez as atividades. Outros 15% afirmaram que devem fechar as lojas ao longo do ano e 79% disseram ter encontrado dificuldade para conseguir crédito no mercado.

Por causa dos impactos sobre os lojistas, a Alshop tem proposto negociação para a retomada do funcionamento de cerca de 105 mil lojas em todo o território nacional. No plano, a associação defende a reabertura gradual do comércio para evitar demissões.

A entidade também propõe e adoção de protocolos de higienização dos ambientes para que os clientes possam frequentar os estabelecimentos com segurança.

Para se ter uma ideia, apenas 81 dos 577 shoppings do país estão abertos, num total de pouco mais de 50 municípios brasileiros. Atualmente, o setor de shopping center emprega cerca de um milhão e meio de pessoas em todo o país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo