BrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – IBGE: empresas de alto crescimento chegam a 20,3 mil em 2017

1 Mins read

O número de empresas de alto crescimento, aquelas que ampliam significativamente sua base de funcionários a cada ano, ficou em 20.306 unidades, em 2017, o menor patamar da série histórica, iniciada em 2008. O dado faz parte da pesquisa Demografia das Empresas e Empreendedorismo, divulgada nesta quinta-feira (17), pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O levantamento considera companhias que tinham ao menos dez funcionários no ano inicial de observação. Entre 2016 e 2017, houve uma redução dessas empresas tanto em termos absolutos quanto relativos, sendo as unidades do setor de educação as que registraram as maiores quedas.

Se levado em conta o triênio 2015/2017, o recuo no número de empresas de alto crescimento chegou a 21,3%. As maiores perdas, ainda de acordo com o estudo, foram verificadas nas seções Comércio, Reparação de Veículos e Construção.

Apesar do menor número já contabilizado, alguns setores se destacaram por manter o crescimento de forma consistente no ano analisado. Esse foi o caso do setor de saúde e de eletricidade e gás.

De acordo com a técnica da Coordenação de Cadastro e Classificações do IBGE, Denise Guichard Freire, os dados indicam que os empresários têm visto oportunidade no mercado para investir no setor de saúde, com novos laboratórios, clínicas e planos de saúde, por exemplo.

Ainda de acordo com Denise Freire, esse tipo de empresa tem puxado o saldo positivo de pessoal assalariado. As 20.306 companhias de alto crescimento, registradas em 2017, representavam 0,5% das empresas ativas e ocupavam 7,9% das pessoas assalariadas, o que significa 2,5 milhões de profissionais.

O levantamento mostra que o pico de empresas de alto crescimento ocorreu em 2012, com um total de 35,2 mil.  Já a maior queda foi registrada em 2015, quando foram 17,4% empresas a menos na comparação com o ano anterior.

O estudo apontou também uma tendência de queda nas empresas de alto crescimento que possuem entre três e cinco anos de existência. Em 2017, eram 2.422 empresas nessa categoria, 11,1% a menos que em 2016.

Related posts
AgronegócioBrasil

Agronegócio Notícias - Empresas podem solicitar manutenção do Selo Biocombustível Social pela internet

A solicitação pode ser feita pelo portal do Governo Federal O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria…
AgronegócioEconomia

Agricultura em Goiás - Pêssegos com tecnologia da Embrapa ganham mercados no Hemisfério Norte

As exportações das variedades nacionais somaram mais de 60 toneladas em 2020 Há duas safras, produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado um…
AgriculturaBrasil

Agronegócio Notícias - Projeto da UFF fortalece produção agroecológica durante pandemia

Universidade busca ampliar circuitos de produção e consumo O projeto Alimentação e Solidariedade na Rede de Agroecologia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem…

Deixe uma resposta