AgriculturaAgronegócioBrasilDestaqueEconomiaManchetesNotícias

Agronegócio Notícias – Frutas, verduras e legumes terão padrão mínimo de qualidade fixado por ministério

1 Mins read

O consumidor agora vai ter mais ajuda na hora de comprar frutas, verduras e legumes. É que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa, fixou o chamado padrão visual para 17 produtos.

Esse padrão ajuda a identificar os requisitos mínimos de qualidade desses produtos como aparência, cheiro, apresentação e presença visível de pragas. Os padrões foram criados em conjunto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Embrapa Hortaliças. Elas valem também para os fiscais do ministério.

Os primeiros hortícolas com padrão visual definido são: abacate, alface, banana, batata, caqui, laranja, mamão, manga, melão, melancia, maçã, uva, morango, nectarina, pêssego, tangerina e tomate.

As novas regras já valem para as frutas natalinas importadas para as festas de final de ano: elas não podem estar amassadas, podres ou não desenvolvidas.

Os produtos que não obedecerem aos requisitos poderão ser recusados nos pontos de entrada do país. Os auditores fiscais federais agropecuários estão autorizados a abrir caixas, por amostragem, para verificar a qualidade.

Related posts
Agronegócio

Agronegócio Notícias - Consulta pública sobre regras para fabricação de queijo artesanal vai até 24 de janeiro

A proposta é estabelecer boas práticas agropecuárias para as queijarias A consulta pública, aberta pelo  Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa),…
Agronegócio

Agronegócio Notícias - Declaração de Compromisso de Isenção de Restrições a Exportações para o PMA

Dentre os 164 membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), 79, incluindo o Brasil, adotaram hoje, 21 de janeiro, em Genebra, declaração…
AgriculturaAgronegócio

Agronegócio Notícias - Pêssegos com tecnologia da Embrapa ganham mercados no Hemisfério Norte

As exportações das variedades nacionais somaram mais de 60 toneladas em 2020. Os principais destinos são França e Canadá Há duas safras,…

Deixe uma resposta