AgriculturaAgronegócioBrasilCiênciaDestaqueEconomiaManchetesNotíciasTecnologia

Agronegócio Notícias – Energia solar é um investimento para o agronegócio que transforma em economia e preservação do meio ambiente

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia solar fotovoltaica tem ganhado força em propriedades rurais. Cerca de 32.963 kWp foram produzidos apenas nos seis primeiros meses de 2019, o que representa cerca de 86% do total gerado durante o ano inteiro de 2018.

A energia elétrica tem um alto custo para o agronegócio que corresponde a uma parcela significativa nos investimentos da produção. A redução no valor gasto com eletricidade faz com que atividades que tem uma alta demanda deste insumo diminuem os custos dos produtores rurais, contribuindo para que esses processos sejam realizados em larga escala.

Os sistemas de irrigação, os resfriadores usados na produção de leite e as cercas elétricas para o manejo do gado são exemplos da utilização de grande volume de energia que podem ter custos mais baixos com o uso de energia solar fotovoltaica.

O sol é uma fonte de energia renovável, que não emite gases poluentes no momento da geração e permite que diversas etapas do agronegócio sejam realizadas com mais sustentabilidade. Ter a autonomia na geração da própria energia é uma ótima alternativa para os produtores rurais não dependerem do fornecimento das redes de energia convencionais que muitas vezes sofre instabilidade.

Benefícios que fizeram com que uma fazenda, no município de Catalão (GO), implementasse um sistema solar fotovoltaico. Foram instaladas seis usinas, cada uma com potência de 50 kWp. No período de 25 anos, serão economizados R$3.742.500,00, a economia financeira vem acompanhada do uso de uma fonte de energia renovável que colabora com a preservação do meio ambiente e corresponde à necessidade de abastecimento energético da propriedade.

Mostrar mais

Agronegócio Notícias

Agronegócio Notícias (https://agronegocionoticias.com.br)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo